METABOLISMO e SAÚDE com Alicia Kowaltowski
Sergio Barros CEPID Redoxoma
Este vídeo é parte de uma série de divulgação científica, com apoio da Pró-Reitoria de Graduação (PRG - USP) e do CEPID Redoxoma. Entrevistada: Prof.ª Dr.ª Alicia Kowaltowski
Roteiro: Sérgio Barros. Edição: Sérgio Barros. Supervisão: Dr.ª Melina Murgel e Prof.ª Dr.ª Carmen Fernandez
A ciência une o mundo! No Prêmio Internacional L´Óreal-UNESCO para Mulheres na Ciência de 2024
UNESCO Alicia Kowaltowski
Prof.ª Alicia Kowaltowski discursa ao receber o Prêmio Internacional L’Oréal-UNESCO para Mulheres na Ciência 2024
UNESCO
3 ERROS comuns na relação com o SOL
Sergio Barros CEPID Redoxoma
Este vídeo é parte de uma série de divulgação científica, com apoio da Pró-Reitoria de Graduação (PRG - USP) e do CEPID Redoxoma. Entrevistado: Prof. Dr. Mauricio Baptista
Roteiro: Sérgio Barros. Edição: Sérgio Barros. Supervisão: Dr.ª Melina Murgel e Prof.ª Dr.ª Carmen Fernandez
Free Radicals Abroad
Isabelle Logan Society for Redox Biology and Medicine
Laranja bonita e pulmões limpos #jornaldausp
Luiza Caires Canal USP
No Instituto de Biociências (IB) da USP, o grupo do professor Luis Netto já usa há alguns anos a radiação produzida no CNPEM para elucidar a estrutura de proteínas presentes em bactérias de interesse tanto para a agricultura quanto para a saúde humana. Um exemplo é a Xylella fastidiosa, que causa a doença do amarelinho nos laranjais. Os pesquisadores investigam as proteínas antioxidantes produzidas pela bactéria com a perspectiva de obter, em médio e longo prazo, soluções para a praga. O mesmo processo vale para o estudo de doenças bacterianas em humanos.
Edição: Angélica Peixoto, Fabiana Mariz, Guilherme Fiorentini, Mariana da Costa. Captação: Cecília Bastos, Guilherme Fiorentini, Luiza Caires, Mariana da Costa, Sebastião Moura.
Estudo elucida em nível celular como a prática de exercícios preserva a aptidão física no envelhecimento
Por meio de experimentos com nematoides, pesquisadores do ICB-USP demonstraram que os benefícios da atividade física para os músculos estão diretamente ligados a processos que ocorrem na mitocôndria – organela que fornece energia às células. Achados dão pistas para o desenvolvimento de fármacos
Experiments involving nematode worms conducted by researchers at the University of São Paulo showed that the benefits of physical activity to muscles are directly linked to processes occurring in mitochondria, the organelles that make energy for cells. Their findings offer possible routes for drug development.
Maria Fernanda Ziegler Agência FAPESP
Da física à biologia, luz síncrotron ajuda cientistas a elucidar a estrutura das moléculas
Laranja bonita e pulmões limpos
Luiza Caires, Adrielly Kilryann
Pesquisas no CNPEM vão da análise de materiais supercondutores, passando por proteínas de vírus e bactérias, até pigmentos de obras de arte e itens arqueológicos. Novo acelerador, Sirius já teve estações inauguradas, e deve trazer avanços.
Metalofármacos e o tumor
NOX
Nossa entrevistada de hoje é a cientista Ana Maria. Ela atua no desenvolvimento de novas metalodrogas, antitumorais ou antiparasitárias no IQ-USP.
O que é metabolismo
NOX
Hoje trazemos a cientista Alícia Kowaltowski, que atua na área de bioenergética, transporte e estado redox mitocondriais, para falar um pouco sobre nosso metabolismo. O que será isso?!
Cientista Premiada - Mulheres na Ciência 2020
NOX
O programa traz a professora Daniela Ramos, uma das ganhadoras do Prêmio Mulheres na Ciência 2020, batendo um papo sobre ciência e educação!
Esclerose Lateral Amiotrófica
NOX
No nosso terceiro episódio batemos um papo com a Prof. Sayuri sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica, ELA para os íntimos. Você sabe se essa doença tem cura ou tratamentos? Por que o Stephen Hawking precisava de uma cadeira de rodas? Vamos entender um pouco sobre isso tudo.
Diferentes efeitos dos resíduos de treonina ou serina da tríade catalítica na superoxidação e inativação das 2-Cys Peroxirredoxinas de levedura
Vai lá no meu pôster
CEPID Redoxoma
As peroxirredoxinas são enzimas antioxidantes que atuam na decomposição de água oxigenada e outros peróxidos. Em levedura, elas existem em duas isoformas: Tsa1 e Tsa2. O pós-doutorando Carlos Tairum Jr., do Instituto de Biociências da USP, está realizando um trabalho em colaboração com o Instituto de Biociências do Câmpus do Litoral Paulista, UNESP, estudando as peroxirredoxinas. Veja como a substituição de aminoácidos do sítio catalítico altera a resistência à superoxidação e inativação da proteína, em cada uma destas enzimas.
Produção de Ana Bonassa e Laura de Freitas (Instituto de Química da USP e Nunca Vi 1 Cientista)
Avaliando professores de química no ensino médio de São Paulo no conteúdo de reações redox
Vai lá no meu pôster
CEPID Redoxoma
Nos últimos vídeos do Vai lá no meu pôster, falávamos de quebra de moléculas, oxidação de lipídeos, estruturas de proteínas redox... Hoje, diferentemente, o doutorando Pablo Castro fala sobre ensino de química, ensino de reações redox, que são áreas mais voltadas a ciências humanas. Afinal, é importante formar os cidadãos para entender a importância e a aplicação das pesquisas realizadas no grupo do CEPID Redoxoma.
Produção de Ana Bonassa e Laura de Freitas (Instituto de Química da USP e Nunca Vi 1 Cientista)
Associação entre perfil e suscetibilidade à oxidação de lipídios em modelo de terapia fotodinâmica
Vai lá no meu pôster
CEPID Redoxoma
Os lipídios são os principais componentes da membrana celular, e quando são danificados, podem levar a célula à morte, por diferentes processos. Quais são os lipídios mais suscetíveis à danos por espécies reativas de oxigênio, que poderiam ser utilizados como alvo na terapia fotodinâmica? Rodrigo Lucas de Faria explica o seu trabalho sobre este tema, que está realizando em seu projeto de doutorado.
Produção de Ana Bonassa e Laura de Freitas (Instituto de Química da USP e Nunca Vi 1 Cientista)
Caracterização completa de ligações cruzadas de ditriptofano
Vai lá no meu pôster
CEPID Redoxoma
A agregação de proteínas é um processo que ocorre em algumas doenças neurodegenerativas e no envelhecimento. Muitas vezes, essa agregação pode ser iniciada pela dimerização de alguns aminoácidos, que são as peças fundamentais que compõem todas as proteínas. No "Vai lá no meu pôster" dessa semana, o Gabriel Galdino, aluno de Ciências Moleculares da USP, apresenta um trabalho bastante completo, com objetivo de entender como ocorre essa dimerização: quais são as reações envolvidas e qual a estrutura de um dímero do aminoácido triptofano, que ocorre na enzima superóxido dismutase (SOD1) em ambiente oxidativo.
Produção de Ana Bonassa e Laura de Freitas (Instituto de Química da USP e Nunca Vi 1 Cientista)
Importing of peroxiredoxins to distinct mitochondrial compartments: possible impacts on physiology and pathology
Vai lá no meu pôster
CEPID Redoxoma
Como que a peroxirredoxina mitocondrial da levedura Saccharomyces cerevisiae é direcionada para o interior da organela e como que ela atua na eliminação das espécies reativas de oxigênio? Não perca hoje o excelente trabalho do pós-doutorando Fernando Gomes, vai lá no seu pôster...
Produção de Ana Bonassa e Laura de Freitas (Instituto de Química da USP e Nunca Vi 1 Cientista)
Querida, encolhi o sensor! - Medindo a respiração de uma única célula
Ciência que lá vem História
Medir a respiração de uma única célula, desafiador não? Veja nesse vídeo como a Carla Santana Santos desenvolveu essa pesquisa durante o seu doutorado na Universidade de São Paulo. A Carla é uma química especializada em Eletroquímica, e utilizou técnicas bem avançadas como a Microscopia Eletroquímica de Varredura (SECM - Scanning Electrochemical Microscopy) para conseguir esse incrível feito!
Identificação de inibidores naturais das peroxirredoxinas 2-Cys típicas de fungos e humanos
Vai lá no meu pôster
CEPID Redoxoma
Neste novo vídeo da Ana Laura, aluna de mestrado do Instituto de Biociências da UNESP (Campus do Litoral Paulista), ela nos mostra que as peroxirredoxinas 2-Cys são proteínas abundantes e alvos promissores para o desenvolvimento de antifúngicos. Em seu importante trabalho, a Ana Laura compara a atividade dos inibidores naturais destas peroxirredoxinas de fungos e humanos - não perca esta apresentação!
Produção de Ana Bonassa e Laura de Freitas (Instituto de Química da USP e Nunca Vi 1 Cientista)
Caracterização estrutural e bioquímica de LsfA, uma 1-Cys envolvida na virulência de P. aeruginosa
Vai lá no meu pôster
CEPID Redoxoma
A LsfA é uma peroxirredoxina, uma proteína antioxidante presente na bactéria Pseudomonas aeruginosa, importante causadora de infecções hospitalares. O doutorando Rogério Aleixo Silva, do Laboratório de Proteínas e Biologia Redox do Instituto de Biociências da USP, apresenta hoje seu trabalho, caracterizando a estrutura e a função desta proteína, importante para a virulência dessa bactéria. Vai lá no pôster do Rogério!
Produção de Ana Bonassa e Laura de Freitas (Instituto de Química da USP e Nunca Vi 1 Cientista)
Se somos o que comemos, por que comemos tão mal?
Trip com Ciência
Chef de cozinha Janaína Rueda e especialista em metabolismo Alicia Kowaltowski falam sobre educação e alimentação.
Eficiência dos complexos de rutênio e derivados porfirínicos na terapia fotodinâmica em Leishmania amazonensis
Vai lá no meu pôster
CEPID Redoxoma
Você já ouviu falar de terapia fotodinâmica? É uma terapia que tem sido muito utilizada no tratamento de alguns tipos de câncer e outras doenças. Nesta terapia, são utilizados compostos químicos que geram outras espécies oxidantes, através de reações químicas ativadas na presença de luz, assim gerando danos a um tecido ou micro-organismo determinado. Vai lá no pôster da pós-doutoranda Drielli - hoje ela nos explica o que é a terapia fotodinâmica e nos mostra seu brilhante trabalho, que usa complexos de rutênio e derivados porfirínicos para combater a leishmaniose, uma importante doença parasitária, através da terapia fotodinâmica.
Produção de Ana Bonassa e Laura de Freitas (Instituto de Química da USP e Nunca Vi 1 Cientista)
Expansão das células tronco no músculo esquelético adulto: papel das alterações bioenergéticas e mitocondriais induzidas pelo exercício físico aeróbio
Vai lá no meu pôster
CEPID Redoxoma
Produção de Ana Bonassa e Laura de Freitas (Instituto de Química da USP e Nunca Vi 1 Cientista)
Desenvolvimento de Metodologia HPLC-MS Ultra-Sensível para Quantificação e Determinação de Lesões em DNA e sua aplicação como Ferramenta para Detectar Estresse Redox
Vai lá no meu pôster
CEPID Redoxoma
Como os aldeídos reagem em sistemas biológicos? Neste novo vídeo da série "Vái lá no meu pôster", a aluna de mestrado Mariane Schulz mostra o desenvolvimento e aplicação da metodologia de cromatografia líquida de alta eficiência acoplada à detecção por espectrometria de massas na investigação de como essas moléculas interagem nas lesões do DNA, que ocorrem durante o estresse redox. A metodologia desenvolvida neste trabalho foi testada em modelos de ratos com a doença esclerose lateral amiotrófica (ELA).
Produção de Ana Bonassa e Laura de Freitas (Instituto de Química da USP e Nunca Vi 1 Cientista)
O remodelamento do lipidoma global e a importância dos ácidos graxos ômega-3 em modelo de angiogênese patológica nas retinas de camundongo
Vai lá no meu pôster
CEPID Redoxoma
Estreando o Projeto "Vai lá no meu pôster", do CEPID Redoxoma, o doutorando Alex Inague apresenta em vídeo seu importante trabalho sobre o remodelamento lipídico em angiogênese patológica, em modelo animal. Este processo ocorre na retinopatia da prematuridade, que é uma das principais causas da cegueira em bebês prematuros, caracterizada pela vascularização anormal da retina
Produção de Ana Bonassa e Laura de Freitas (Instituto de Química da USP e Nunca Vi 1 Cientista)
Nova molécula diminui insuficiência cardíaca em ratos
Sintetizada por pesquisadores da USP e de Stanford, SAMβA abre caminho para novos tratamentos de doença crônica do coração
Diego Freire Pesquisa FAPESP
Cientistas descobrem como a luz destrói membrana das células
André Julião Agência FAPESP
Não culpe o metabolismo pelos quilos a mais!
Alicia Kowaltowski
Apresentação do Centro de Pesquisa em Processos Redox em Biomedicina (Redoxoma)
LAbI UFSCar
Confira a apresentação do CEPID Redoxoma no I Simpósio de Difusão e Divulgação Científica em Cepids, promovido pelo LAbI UFSCar e pelo CDMF.
Sinais vitais do endotélio
Maria Fernanda Ziegler Agência FAPESP
Detalhes da reação entre o peroxinitrito e PDI
Canal USP
Reportagem: Tabita Said, Ignacio Amigo, Isabella Yoshimura. Edição: Tabita Said, Ignacio Amigo, Lucca Chiavone e Rafael Simões.
Ciência USP: Dietas não são iguais para todos
Canal USP
Neste Stand Up Científico, Bruno Chausse fala tudo o que você precisa saber a respeito de sobrepeso, obesidade e dietas!
Produção: Núcleo de Divulgação Científica da USP e Equipe do Estúdio Multimeios
Bicho que come pouco perde menos célula cerebral
Canal USP
Entrevista do pós doutorando Ignacio Amigo e da professora Alicia Kowaltowski, para o canal Ciência USP. Orientado pela professora titular Alicia Kowaltowski, do Instituto de Química, o pós doutorando Ignacio Amigo descobriu que o cérebro de camundongos fica mais protegido quando eles comem menos.
Reportagem: Tabita Said e Caio Antonio. Edição: Alan Petrillo e Tabita Said
Ohr ajuda bactérias a se protegerem do sistema imune
Fabiana Mariz Ciência USP
Thiago Alegria, em seu mestrado, investigou os mecanismos de ação da enzima Ohr, produzida no citoplasma da bactéria. Os resultados surpreenderam a equipe do professor Luiz Netto.
Edição: Alan Petrillo, Fabiana Mariz, Vitor Brandão
Metabolismo: mitos e verdades
CEPID Redoxoma
Vídeo da palestra apresentada na edição do Pint of Science Brasil 2017, pela Profª Drª Alícia Kowaltowski, do Instituto de Química da Universidade de São Paulo, pesquisadora do CEPID Redoxoma.
Radicais Livres e Antioxidantes
Isabella Pinto e Railmara Pereira da Silva CEPID Redoxoma
O que as pessoas sabem sobre radicais livres e antioxidantes? Radicais livres são bons ou maus? O que são radicais livres? Como eles são formados? Que danos eles podem causar à saúde? Como evitar os danos causados pelos radicais livres? O que são antioxidantes? Onde podem ser encontrados? Você conhece algum grupo de pesquisa que estuda os efeitos dos radicais livres e antioxidantes? Confira este vídeo para esclarecer essas questões.
Vídeo produzido pelas alunas de pós-graduação do Instituto de Química da USP, Isabella Pinto e Railmara Pereira da Silva, em curso realizado em 2016.
Antioxidantes podem rejuvenescer a pele?
Isabella Ogusuku, Rodrigo Ken Kawassaki Isabella Ogusuku
Os cremes anti-idade são cosméticos muito divulgados e procurados por pessoas de várias faixas etárias. Mas afinal, como estes cremes podem rejuvenescer a pele? Será que eles realmente possuem tal efeito? Quais são os ingredientes presentes nestes cremes? Neste vídeo de divulgação científica, vamos explicar sobre os antioxidantes, moléculas presentes na composição dos cremes anti-idade e fundamentais para a prevenção de danos causados por espécies oxidantes. Também vamos explicar quais são as características e como ocorre o envelhecimento da pele. Assim poderemos melhor entender como os antioxidantes podem ajudar na prevenção desse processo.
Este vídeo foi criado e produzido por Isabella Ogusuku e Rodrigo Ken Kawassaki, alunos de graduação do curso de Química da USP com Ênfase em Bioquímica e Biologia Molecular.
Radicais livres e oxidantes: o patinho feio da ciência
Matheus Molina CEPID Redoxoma
Texto feito pelo aluno de graduação Matheus Molina, Ciências Moleculares, para a disciplina "Radicais Livres". Esta disciplina foi ministrada pelas professoras Flávia Meotti e Ohara Augusto em 2016, no Instituto de Química da USP.
Pesquisa resulta em novo reator para tratar efluentes do setor petroquímico
Jonas Gonçalves CRQ - 4ª Região - São Paulo
Nova Stella - O que é metabolismo?
TVPUC
Entrevista da professora Alicia Kowaltowski para o Programa Nova Stella - Ciência e Debate, produzido pela TVPUC.
O Programa Nova Stella - Ciência e Debate, produzido pela TVPUC coloca a ciência em discussão sob múltiplas perspectivas para que no novo milênio, Novas Stellas possam, uma vez mais, indicar novos caminhos.
Antiviral para a dengue está em fase de desenvolvimento
Laboratório da USP busca composto bioativo que seja eficaz no combate contra os quatro sorotipos da doença
Agência Universitária de Notícias
O que é Metabolismo? com Alicia Kowaltowski
Como nossos corpos transformam o que comemos no que somos
Breve análise da evolução do conceito de antioxidante na mídia
Kevin S. Ogata CEPID Redoxoma
Quadrinhos radicais
Roberta Mansini Cardoso CEPID Redoxoma
O duplo papel dos antioxidantes no sistema cardiovascular
Entender como essas substâncias atuam nos vasos sanguíneos é o objetivo de um grupo do Incor-USP ligado ao Redoxoma
Karina Toledo Agência FAPESP
INCT Redoxoma
Bioquímico fala sobre os perigos da luz visível do sol
Programa veiculado no dia 20 de fevereiro de 2015
Fabrício Marques, Celso Filho, Biancamaria Binazzi Rádio USP Pesquisa Brasil/Revista Pesquisa FAPESP
Em programa veiculado pela Rádio USP no dia 20 de fevereiro de 2015, o pesquisador do CEPID, Prof. Maurício Baptista fala sobre seus recentes estudos que demonstraram como a luz visível do sol também pode causar câncer de pele.
O programa "Pesquisa Brasil" é uma parceria da Rádio USP com a Revista Pesquisa FAPESP, com apresentação de Fabrício Marques e Celso Filho, Gravação e montagem de Beto Alves e Roteiro e produção de Biancamaria Binazzi. https://revistapesquisa.fapesp.br/bioquimico-fala-sobre-os-perigos-da-luz-visivel-do-sol/
Um perigo a mais do sol
A luz visível, além da radiação ultravioleta, também pode causar câncer de pele
Gilberto Stam Revista Pesquisa FAPESP
Deixem os radicais serem livres
Otto Heringer SYNBIO Brasil