Redoxoma

CEPID Redoxoma

RIDC Redoxoma


Mauricio Baptista é eleito para a Academia Brasileira de Ciências

PorBy Maria Celia Wider
• CEPIDRIDC Redoxoma
02/12/2024
São Paulo, Braszil

O professor Maurício da Silva Baptista, do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) e membro do CEPID Redoxoma, foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). O anúncio foi feito após a Assembleia Geral da entidade, realizada nesta sexta-feira, 29 de novembro. Os novos membros titulares, correspondentes e afiliados receberão seus diplomas durante a Reunião Magna da ABC, marcada para os dias 6 a 8 de maio de 2025, no Rio de Janeiro.

Com uma carreira acadêmica notável, Maurício Baptista é graduado em Farmácia e Bioquímica pela USP em 1990, obteve o título de mestre em Ciências Biológicas (Bioquímica) também pela USP em 1992 e concluiu o doutorado em Química Analítica pela Marquette University, nos Estados Unidos, em 1996. Realizou pós-doutorado na Universidade de Wisconsin-Madison em 1997 e foi professor visitante na Université Joseph Fourier, na França, em 2006. É professor titular do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da USP e membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.

Maurício da Silva Baptista

Baptista é internacionalmente reconhecido por suas contribuições científicas e sua atuação editorial. Ele é coeditor-chefe do Journal of Photochemistry and Photobiology B: Biology e do Journal of Photochemistry and Photobiology, ambos publicados pela Elsevier. Também é editor de ciências farmacêuticas do periódico Recent Patents on Anti-Infective Drug Discovery e membro do corpo editorial da Scientific Reports, do grupo Nature.

Além disso, atua como membro da diretoria da American Society for Photobiology (ASP) e é vice-presidente da International Union of Photobiology para o mandato de 2024-2029. No Brasil, participa ativamente nas Sociedades Brasileiras de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBQ), de Química (SBQ), e de Biofísica (SBBf).

Sua pesquisa abrange áreas-chave como fotoquímica, fotobiologia, terapia fotodinâmica, processos redox e mecanismos de morte celular regulada, com foco em aplicações em células, membranas e interfaces.

Com a eleição de Baptista, o CEPID Redoxoma passa a contar com cinco membros titulares da Academia Brasileira de Ciências: Ohara Augusto (2002), Francisco Laurindo (2012), Alicia Kowaltowski (2018) e Paolo Di Mascio (2021).

Veja a lista completa dos novos integrantes da ABC em https://www.abc.org.br/2024/11/29/novos-membros-da-abc-eleitos-em-2024/