Jovem cientista egresso do Redoxoma participará do renomado Encontro Lindau com Prêmios Nobel 2025
O pesquisador Alex Inague foi selecionado para participar do 74th Lindau Nobel Laureate Meeting on Chemistry. O evento, que acontecerá na Alemanha de 29 de junho a 4 de julho de 2025, reunirá pesquisadores em início de carreira de diversos países e ganhadores do Prêmio Nobel.
“Estou bastante animado e grato à Academia Brasileira de Ciências, à Fundação Lindau e aos professores que me apoiaram pela oportunidade de participar deste evento. O Encontro Lindau deste ano vai reunir 35 ganhadores do Prêmio Nobel e cerca de 600 estudantes para discutir ciência e temas como Impacto da Inteligência Artificial na Química, Sustentabilidade e Política Científica,” disse o pesquisador.
Inague concluiu o doutorado no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP) sob a orientação da professora Sayuri Miyamoto, membro do CEPID Redoxoma. Sua tese recebeu menção honrosa na 13ª edição do Prêmio Tese Destaque USP, em 2024. Atualmente, ele é pesquisador de pós-doutorado na Universidade da Califórnia, Berkeley, nos Estados Unidos.
![]() | ![]() |
“Minha expectativa é aproveitar ao máximo as palestras e seminários, a chance de apresentar meu trabalho de pós-doutorado e, principalmente, a interação direta - seja em discussões ou eventos sociais - com os ganhadores do Nobel e colegas do Brasil e de diversas partes do mundo. Imagino que será um congresso bastante enriquecedor, tanto do ponto de vista científico quanto cultural, e espero conseguir estabelecer conexões com colegas que encontrarei por lá”, acrescentou.
No Brasil, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) foi responsável por indicar os candidatos e submeter os nomes ao Council for the Lindau Nobel Laureate Meetings, que realizou a seleção final dos participantes. Inague foi indicado à ABC pela professora Ohara Augusto, diretora do CEPID Redoxoma. Cerca de mil jovens cientistas de quase cem países participarão dos dois Encontros Lindau de 2025, um dedicado à Química e outro à Economia.
Criados em 1951, os Encontros Lindau promovem o intercâmbio entre laureados com o Prêmio Nobel e jovens cientistas, estimulando novas gerações e fortalecendo redes globais de colaboração acadêmica. A iniciativa surgiu com os médicos alemães Dr. Franz Karl Hein e Professor Dr. Gustav Wilhelm Parade, juntamente com o Conde Lennart Bernadotte af Wisborg, membro da realeza sueca, que viu no evento uma oportunidade de reconciliação no pós-guerra europeu. Desde então, o encontro se consolidou como um dos mais prestigiados fóruns internacionais para a troca de conhecimento entre culturas, nações e disciplinas.