CEPID

Atividades

Divulgação

Serviços

Congresso Brasil-Japão ganha edição especial de periódico internacional

07/08/2014

O periódico Archives of Biochemistry and Biophysics acaba de publicar a edição especial Antioxidants and Redox Processes in Health - Bilateral Meeting Brazil-Japan, com artigos de revisão e artigos completos de alguns dos trabalhos mais importantes apresentados no congresso bilateral organizado, no ano passado, pelos professores Sayuri Miyamoto, do Instituto de Química da USP e do Redoxoma1, e Junji Terao, da University of Tokushima, Japão.

"Os trabalhos apresentados no congresso e os que foram publicados na edição especial mostram um foco comum na elucidação e caracterização de mecanismos moleculares mediados por agentes oxidantes e antioxidantes", afirmou Miyamoto, que, juntamente Terao, foi editora da edição especial do periódico.

A pesquisadora ressaltou que todos os trabalhos publicados nessa edição passaram por um processo de revisão rigoroso e representam o que há de mais avançado na área. "Recebemos 16 trabalhos dos quais nove foram aceitos, um reflexo do rigor científico da revista. Apesar do trabalho intenso e da responsabilidade, fiquei muito satisfeita com o resultado final", disse.

Brasil e Japão

Antioxidants and Redox Processes in Health - Bilateral Meeting Brazil-Japan

Segundo Miyamoto, objetivo do congresso bilateral foi trazer pesquisadores de duas áreas de excelência consolidadas nos seus respectivos países. O Japão com pesquisadores de destaque na área de antioxidantes e o Brasil com pesquisadores de destaque na área de processos redox.

No editorial, os editores assinalam que, embora o Brasil tenha uma enorme biodiversidade, o potencial farmacológico e terapêutico de compostos antioxidantes isolados de seu bioma ainda é pouco explorado, enquanto o Japão tem uma longa tradição no estudo de antioxidantes e fitoquímicos com potencial terapêutico e nutracêutico.

"Acredito que a interação entre pesquisadores brasileiros e japoneses poderá contribuir para o objetivo de estabelecer estratégias terapêuticas antioxidantes e/ou preventivas de doenças crônico-degenerativas", afirmou Miyamoto.

Realizado na Universidade de São Paulo (USP), em outubro do ano passado, o congresso bilateral Antioxidants and Redox Process in Health foi organizado com o apoio dos professores Yoji Kato, Marisa H.G. Medeiros e Paolo Di Mascio, como satélite da VI International Conference of Polyphenols and Health e do VIII Meeting of the Society for Free Radical Biology and Medicine-South America.

A edição especial do ABB pode ser lida por assinantes em http://www.sciencedirect.com/science/journal/00039861/557

_______
1INCT, NAP e CEPID Redoxoma


Fale Conosco




Todos os campos são obrigatórios.


Enviando...

Fechar formulário