CEPID

Atividades

Divulgação

Serviços

Parabéns, Fernando Cruvinel Damasceno!

Autores: Maria Célia Wider

15 mar, 2019
Pesquisador recebeu o JBC/Herbert Tabor Young Investigator Awards 2019

Fernando Cruvinel DamascenoO pesquisador Fernando Cruvinel Damasceno foi um dos vencedores do Herbert Tabor Young Investigator Awards 2019, concedido pela American Society for Biochemistry and Molecular Biology (ASBMB), pelo artigo The labile iron pool attenuates peroxynitrite-dependent damage and can no longer be considered solely a pro-oxidative cellular iron source, publicado em 2018 no Journal of Biological Chemistry (JBC), do qual é primeiro autor.

Damasceno realizou a pesquisa que resultou no artigo durante seu doutorado, sob a supervisão do professor José Carlos Toledo Jr., do Departamento de Química da FFCLRP/USP e do CEPID Redoxoma. Atualmente, Damasceno é professor na Universidade Federal do Vale do São Francisco, no Piauí.

Segundo o editorial do JBC no qual os pesquisadores premiados foram anunciados (Celebrating science’s next generation), o prêmio Herbert Tabor reconhece jovens investigadores que foram primeiros autores dos melhores trabalhos publicados na revista em 2018. Os editores destacam os “profundos mergulhos mecanísticos” dos artigos de um “grupo talentoso” – seis pesquisadores receberam o prêmio. Sobre o artigo de Damasceno, afirmam que o trabalho expandiu paradigmas atuais da química do ferro nas células.

No artigo premiado, os pesquisadores descrevem resultados demonstrando que o ferro lábil, frequentemente considerado pró-oxidante por estar associado com a produção do radical hidroxila, também reage com o potente oxidante peroxinitrito, tendo, desta forma, uma ação antioxidante. Segundo o JBC, estes resultados ampliam a visão convencional desse metal biologicamente importante, com implicações para biologia redox, infecção, inflamação (quando os precursores de peroxinitrito são gerados) e além.

O CEPID Redoxoma é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão financiados pela FAPESP.


Fale Conosco




Todos os campos são obrigatórios.


Enviando...

Fechar formulário