CEPID

Atividades

Divulgação

Serviços

Maratona Redox

Autores: Maria Célia Wider

23/05/2014

Com a participação de cientistas brasileiros e estrangeiros, terminou ontem o 1st Workshop on Redox Processes in Biochemistry, realizado no Instituto de Química da USP, que se seguiu ao Curso de Processos Redox em Bioquímica, ministrado durante a 43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), em Foz do Iguaçu.

Os eventos foram organizados pelas professoras Flavia Meotti e Sayuri Miyamoto, do Instituto de Química da USP e do Redoxoma1, que destacaram o alto nível das aulas e das discussões científicas. "O curso foi voltado para questões conceituais da área redox e o workshop contou com conferências que apresentaram o estado da arte da pesquisa na área", afirmaram.

O workshop realizado em São Paulo foi transmitido por videoconferência para pesquisadores da rede Redoxoma de outros estados.

Pesquisador argentino Ari Zeida, da Universidade de Buenos Aires, no 1st Workshop on Redox Processes in Biochemistry.

 

Difusão científica

Lembrando que a difusão científica é um dos objetivos do CEPID Redoxoma, Meotti e Miyamoto destacaram a importância de realizar um curso no âmbito da SBBq, com foco em questões conceituais da área redox.

"Sabemos que pesquisadores de várias áreas podem se deparar, durante o desenvolvimento de seus projetos, com alterações de estado redox de células e tecidos, e, assim, buscam investigar a ação de oxidantes e antioxidantes. No curso, foram abordados aspectos conceituais referentes tanto à geração e detecção de oxidantes quanto a modificações de biomoléculas. O intuito era disseminar o conhecimento na área, evitando má interpretação de resultados e conclusões equivocadas" afirmaram.

As aulas abordaram a geração, reatividade e detecção de espécies reativas, alterações em biomoléculas por espécies reativas com destaque para lipídeos e proteínas, o papel sinalizador de peróxidos e mecanismos de peroxidases dependentes de tióis. Todos os temas abordados focaram na importância do uso de ferramentas adequadas para a detecção e quantificação de espécies reativas e no aspecto mecanístico dos fenômenos observados in vitro e in vivo.

Elas lamentaram, no entanto, a participação reduzida de estudantes no curso - cerca de metade dos 70 inscritos assistiram às aulas -, provavelmente devido à realização de sessões paralelas durante a Reunião.

_______
1 INCT, NAP e CEPID Redoxoma


Fale Conosco




Todos os campos são obrigatórios.


Enviando...

Fechar formulário