CEPID

Atividades

Divulgação

Serviços

Canal USP: Detalhes da reação entre peroxinitrito e PDI

Entrevista da professora Ohara Augusto, para o Ciência USP, do Canal USP, publicado em 14 de março de 2018, em uma série de três vídeos. Participação do aluno de doutorado Álbert Souza Peixoto.

Reportagem: Tabita Said, Ignacio Amigo, Isabella Yoshimura. Edição: Tabita Said, Ignacio Amigo, Lucca Chiavone e Rafael Simões.

1. Oxidantes biológicos podem levar proteínas a agregar

Muitas doenças estão associadas à perda de estrutura de proteínas e formação de agregados tóxicos. Oxidantes biológicos podem levar às proteínas a agregar. Pesquisadores do Centro de Pesquisa sobre processos Redox em Biomedicina (Cepid Redoxoma), sediado no Instituto de Química da USP, estudaram os detalhes da reação entre um desses oxidantes biológicos, o peroxinitrito, e a proteína PDI -- que se agrega quando encontra o peroxinitrito.

 

2. PDI como sensor de estresse oxidativo?

Os pesquisadores do Instituto de Química da USP determinaram a velocidade da reação entre a PDI e o peroxinitrito, um dado que não era conhecido e que pode ajudar a entender melhor o papel dessa reação no seu contexto biológico.

 

3. Peroxinitrito altera a estrutura da PDI

O peroxinitrito é um potente agente oxidante formado pela reação entre o óxido nítrico e o ânion superóxido. Ele pode induzir a agregação da PDI, e também modificar a estrutura dela através de uma reação chamada "nitração".

 

Se houver dificuldade em carregar os vídeos, acesse-os em https://www.youtube.com/playlist?list=PLAudUnJeNg4tXm2hoPRvrtrjFeLVCJHmX


Fale Conosco




Todos os campos são obrigatórios.


Enviando...

Fechar formulário