Redoxoma

CEPID Redoxoma

RIDC Redoxoma


Alicia Kowaltowski participa do Pint of Science Brasil

PorBy Maria Celia Wider
• CEPIDRIDC Redoxoma
25/05/2016
São Paulo, Braszil
English text unavailable
Festival internacional de divulgação científica acontece simultaneamente em 12 países

A professora Alicia Kowaltowski, do Instituto de Química da USP e do CEPID Redoxoma, participou na noite de segunda-feira da edição brasileira do Pint of Science, evento que tem como proposta promover bate-papos com cientistas em ambientes descontraídos, como restaurantes, bares e cafés, com o objetivo de tornar os debates sobre temas científicos atuais acessíveis ao público em geral.

E foi para um público atento e interessado que a pesquisadora falou sobre “O que é metabolismo”, explicou como nossos corpos transformam o que comemos no que somos, discutiu o que pode ser considerado saudável em termos de dieta e respondeu a perguntas. No mesmo evento, o professor Jean Pierre Schatzmann Peron, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, falou sobre “Zika vírus, sistema imune e neuroinflamação”. O encontro aconteceu no restaurante Tartar & Co, em Pinheiros.

Para Natalia Pasternak Taschner, coordenadora do Pint of Science Brasil, a resposta do público foi muito gratificante. “O festival está sendo um sucesso, com ótima participação do público. Estamos cumprindo nossas expectativas de tornar a ciência mais acessível”, afirmou. Em São Paulo, o festival ocorre em cinco locais diferentes e informações sobre a programação podem ser obtidas em http://pintofscience.com.br

O Pint of Science é um festival internacional de divulgação científica criado pelos pesquisadores Michael Motskin e Praveen Paul, do Imperial College of London. Inicialmente, eles criaram o “Encontro com Pesquisadores”, em que pessoas com Mal de Parkinson, Alzheimer, doenças neuromusculares e esclerose múltipla iam aos laboratórios conhecer o trabalho dos cientistas. Com o sucesso da iniciativa, pensaram fazer o inverso e levar os cientistas ao público. A primeira edição do festival ocorreu em 2013 e a ideia se espalhou pelo mundo. Em 2016, o Pint of Science está sendo realizado simultaneamente em mais de 100 cidades de 12 países, nos dias 23, 24 e 25 de maio.

A primeira edição brasileira foi realizada no ano passado, apenas em São Carlos. Desta vez, o festival acontece em sete cidades brasileiras: Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Dourados (MS), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), São Carlos (SP) e São Paulo (SP). E no ano que vem, segundo Taschner, será maior ainda, pois deve ocorrer em mais 26 cidades espalhadas pelo país.