CEPID

Atividades

Divulgação

Serviços

Opportunities/Oportunidades

 

Flávia Meotti et al.

Bolsa Pós-Doutorado FAPESP
Publicado em 13/07/2020

Área de atuação: Bioquímica
Pesquisador principal: Flavia Meotti
Laboratório: Laboratório de Pesquisa em Processos Redox na Inflamação
Unidade/Instituição: Departamento de Bioquímica, Instituto de Química USP
Data limite para inscrições: 20/08/2020
Início das atividades: Novembro/Setembro de 2020

Resumo: O projeto em questão investigará a correlação entre os níveis de ácido úrico, a oxidação do ácido úrico e a progressão da septicemia. Nosso grupo demonstrou recentemente que o ácido úrico é eficientemente oxidado pela enzima pró-inflamatória mieloperoxidase produzindo intermediários oxidantes que podem atuar na progressão da inflamação. Além disso, a oxidação do ácido úrico pela enzima diminui a produção de ácido hipocloroso e, consequentemente, a capacidade microbicida das células inflamatórias contra a bactéria Pseudomonas aeruginosa. Desta forma, os níveis plasmáticos de ácido úrico e os produtos de sua oxidação podem ser importantes marcadores para monitorar a progressão da sepse. Se confirmada a participação do ácido úrico e sua oxidação na sepse, uma terapia que diminua os níveis de ácido úrico nestes pacientes poderá ser proposta. Este projeto será realizado em colaboração com a Profa. Lucia Conceição Andrade do Departamento de Nefrologia, Hospital das Clínicas, USP. Para o desenvolvimento do projeto serão realizadas análises das amostras plasmáticas por espectrometria de massas e análises estatísticas para investigar se há correlação com os demais dados clínicos.

Características do candidato: Os requisitos para assumir bolsa FAPESP estão descritos em http://www.fapesp.br/bolsas/pd#3.4

Documentos para candidatura: Os candidatos poderão se inscrever até 20 de agosto de 2020 através do envio de um CV resumido, uma carta de intenção e uma carta de recomendação.

Enviar documentos para: Flavia Meotti - Email: fla@hotmail.comviam@rb.psu.qi

A seleção final será divulgada até 20 de setembro de 2020. Após a seleção, os documentos serão enviados à FAPESP para aprovação, com previsão do início das atividades para Novembro/Dezembro de 2020.

 

Laboratory of Biochemistry of Oxidants and Radicals

FAPESP-funded Postdoctoral position
Published in 03/03/2020

Research Area: Biochemistry
Researcher: Ohara Augusto
Laboratory: Laboratory of Biochemistry of Oxidants and Radicals
Unit/Institution: Departamento de Bioquímica, Instituto de Química USP
Dead-line: 45 days ater publication

Summary: A full-time, FAPESP-funded postdoctoral position is available at the laboratory of Biochemistry of Oxidants and Radicals in the Chemistry Institute USP, to investigate protein crosslinks produced by oxidative processes in vitro and in biological samples by the use mass-spectrometry-based approaches and bioinformatic tools among other techniques. The relevance of these crosslinks in protein dysfunction, oligomerization and aggregation will also be investigated. The project will be developed in the highly collaborative environment of the RIDC Redoxoma that possesses modern instrumentation and facilities (http://redoxoma.iq.usp.br/).

Candidate requirements: The candidate must have a doctorate in the area of Chemistry, Biochemistry, Pharmacology and related fields, for less than six years. Prior experience with bioinformatic tools to analyze LC-MS/MS proteomic data is required and proved by previous publications in peer-reviewed journals.

Application documents: Those interested should send a letter of motivation of up to one page, curriculum vitae and two recommendation letters sent by the researchers directly to Professor Ohara Augusto´s email (oaug@hotmail.comusto@rb.psu.qi).

Fellowship: This opportunity is open to candidates of any nationalities for 45 days after publication. The selected candidate will receive a Post-Doctoral fellowship from the São Paulo Research Foundation (FAPESP) in the amount of R$ 7,373.10 monthly and a research contingency fund, equivalent to 15% of the annual value of the fellowship which should be spent in items directly related to the research activity.

Contact:
Prof. Ohara Augusto
Instituto de Química-Universidade de São Paulo
Av Prof. Lineu Prestes, 748
05508-000- São Paulo, SP

FAPESP # 2013/07937-8
Center for Research on Redox Processes in Biomedicine

 

Laboratory of Biochemistry of Oxidants and Radicals

Bolsa Pós-Doutorado FAPESP
Publicado em 03/03/2020

Área de atuação: Bioquímica
Pesquisador principal: Ohara Augusto
Laboratório: Laboratório de Bioquímica de Oxidantes e Radicais
Unidade/Instituição: Departamento de Bioquímica, Instituto de Química USP
Limite para inscrições: 45 dias após a publicação

Resumo: Uma posição de pós-doutorado em tempo integral, financiada pela FAPESP, está disponível no laboratório de Bioquímica de Oxidantes e Radicais no Instituto de Química da USP, para investigar ligações cruzadas de proteínas produzidas por processos oxidativos in vitro e em amostras biológicas, usando abordagens de espectrometria de massas e ferramentas de bioinformática, entre outras abordagens experimentais. A relevância dessas ligações cruzadas na disfunção, oligomerização e agregação de proteínas será também investigada. O projeto será desenvolvido no ambiente altamente colaborativo do RIDC Redoxoma, o qual possui instalações e instrumentação modernas (http://redoxoma.iq.usp.br/).

Características do candidato: O candidato deve ter doutorado na área de Química, Bioquímica, Farmacologia e áreas afins, por menos de seis anos. Experiência prévia com ferramentas bioinformáticas para analisar dados proteômicos de LC-MS / MS é necessária e comprovada por publicações anteriores em revistas especializadas. Esta oportunidade está aberta aos candidatos por 45 dias após a publicação.

Documentos para candidatura: Os interessados devem enviar uma carta de motivação de até uma página, curriculum vitae e duas cartas de recomendação enviadas pelos pesquisadores ao e-mail da professora Ohara Augusto (oaug@hotmail.comusto@rb.psu.qi).

Bolsa: Esta oportunidade está aberta a candidatos de qualquer nacionalidade. O candidato selecionado receberá uma bolsa de pós-doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) no valor de R$ 7.373,10 mensalmente e um fundo de contingência para pesquisa, equivalente a 15% do valor anual da bolsa que deve ser gasto em itens diretamente relacionados à atividade de pesquisa.

Contato:
Prof. Ohara Augusto
Instituto de Química-Universidade de São Paulo
Av Prof. Lineu Prestes, 748
05508-000- São Paulo, SP

FAPESP # 2013/07937-8
Centro de Pesquisas de Processos Redox em Biomedicina

 

Francisco Laurindo et al.

Bolsas FAPESP de doutorado direto (ou doutorado simples) e de pós-doutorado
Publicado em 11/10/2019

Title: Molecular and cellular redox signaling mechanisms of thiol isomerases
Main Researcher: Francisco Laurindo
Laboratory: Vascular Biology Laboratory
Institution: University of São Paulo School of Medicine, São Paulo, Brazil

Resources: fully equipped and well-financed group with a good history of work in the area; highly collaborative atmosphere and network interactions with the “Redoxoma” group at the university Chemistry and Biology Institutes; translational opportunities.

Expected requirements: high motivation to understand cell signaling mechanisms; experience in cellular / molecular biology and cell culture; experience in protein purification desirable

Contact: Prof. Francisco Laurindo francisco.laurindo at incor.usp.br

 

 

 

Flávia Meotti et al.

Bolsa Pós-Doutorado FAPESP
Publicado em 26/08/2019

Área de atuação: Bioquímica
Pesquisador principal: Flavia Meotti
Laboratório: Laboratório de Pesquisa em Processos Redox na Inflamação
Unidade/Instituição: Departamento de Bioquímica, Instituto de Química USP
Data limite para inscrições: 20/10/2019

Resumo: Buscam-se pesquisadores entusiasmados para estudar como as alterações redox na superfície celular afetam a morfologia e função das células endoteliais. Nosso grupo de pesquisa investiga a produção de oxidantes por células inflamatórias e como estes oxidantes afetam as células vasculares circunvizinhas. Recentemente, nosso grupo demonstrou a produção de um novo oxidante por neutrófilos. Este oxidante, o hidroperóxido de urato, é gerado a partir da oxidação do ácido úrico por peroxidases e é capaz de alterar a resposta celular ao oxidar proteínas tiólicas. Os produtos da oxidação do ácido úrico podem causar dano ao tecido vascular e contribuem, potencialmente, para os efeitos deletérios atribuídos ao ácido úrico. O objetivo deste projeto é identificar quais proteínas tiólicas são oxidadas pelo hidroperóxido de urato e quais são responsáveis por alterar a adesão celular. Desta forma, um estudo global de proteômica redox e proteômica redox da superfície celular será desenvolvido. Este é um projeto desafiador e vai além do estudo dos efeitos do hidroperóxido de urato em células, pois estabelecer um protocolo que detecte alterações redox em proteínas é fundamental para entender algumas alterações fisiopatológicas e de sinalização redox. Maiores detalhes sobre as pesquisas realizadas em nosso grupo podem ser encontrados na página do nosso grupo.

Características do candidato: Experiência prévia em espectrometria de massas e/ou microscopia de fluorescência é altamente recomendada. Os requisitos para assumir bolsa FAPESP estão descritos em http://www.fapesp.br/bolsas/pd#3.4

Documentos para candidatura: Os candidatos poderão se inscrever até 20 de Outubro de 2019 através do envio de um CV resumido, uma carta de intenção e uma carta de recomendação.

Enviar candidatura para: Flavia Meotti - Email: flaviam@iq.usp.br

 

Marilene Demasi et al.

Ph. D. project
Published 26 August 2019

Title: The dynamic of the yeast 20S proteasome gating examined by Cryo Electron Microscopy
Researcher: Marilene Demasi
Laboratory: Laboratório de Bioquímica e Biofísica
Institute: Instituto Butantan

Summary: The project under my supervision “The dynamic of the yeast 20S proteasome gating examined by Cryo Electron Microscopy” is running in the LNNano (Laboratório Nacional de Nanotecnologia), one of the CNPEM facilities (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, Campinas-SP). Our goal is to resolve the gating dynamics when the proteasome is post-translationally redox modified or after site-specific mutations of the Cys residues prone to redox modification.

Cryo-Electron Microscopy has been widely utilized to solve the proteasome structure: Nature, 2019, 565: 49; Science, 2018, 362 (6418). pii: eaav0725.

The technique allows structural resolutions as high as crystallography/x-rays.

My goal is to engage a Ph.D student in the project cited above.

Contact: If you are interested on or know anyone who could apply to, contact me by e-mail: marilene.demasi@butantan.gov.br

E-mail: marilene.demasi@butantan.gov.br

 

 

 

 

 

 


Fale Conosco




Todos os campos são obrigatórios.


Enviando...

Fechar formulário