CEPID

Atividades

Divulgação

Serviços

CEPID Redoxoma adquire microscópio único

27/04/2015
Pesquisadores desenharam canal de detecção para oxigênio singlete

Já está instalado e em pleno funcionamento, no Laboratório de Espectroscopia e Microscopia do professor Maurício Baptista, no Instituto de Química da USP, o microscópio MicroTime 200, de fluorescência e fosforescência confocal de alta resolução, que faz medidas resolvidas no tempo.

“A microscopia acoplada à espectroscopia permite que tenhamos informações sobre a proximidade de moléculas, além de informações estruturais e de dinâmica de processos que acontecem em sistemas complexos, como dentro de uma célula. O MicroTime 200 representa o estado-da-arte em termos de medição de fluorescência resolvida no tempo no interior das células e de outros sistemas complexos”, afirmou Baptista.

O equipamento, adquirido pelo CEPID Redoxoma, foi fabricado pela empresa alemã Pico Quant, representada no Brasil pela empresa Quantum Tech, e é único no mundo: ele tem um canal de detecção no infravermelho, especialmente desenhado pelos cientistas Maurício Baptista e Paolo Di Mascio, para detectar a emissão de oxigênio singlete.

Segundo Baptista, o grupo vem buscando aprimorar a detecção do oxigênio singlete tanto em relação à resolução quanto à sensibilidade microscópica. “Esse é o equipamento mais novo que desenhamos e parece que está funcionando muito bem”, afirmou, acrescentando que esse microscópio é uma ferramenta importante para todos os pesquisadores do Redoxoma.

Para marcar a inauguração do equipamento, Baptista organizou um seminário, com a participação do professor Armando S. Ito, do Departamento de Física da FFCL, da USP de Ribeirão Preto, e do Dr. Steffen Rüttinger, da Pico Quant. O evento, realizado no IQ-USP, na semana passada, teve como foco os métodos e instrumentação para microscopia fluorescente resolvida no tempo e suas aplicações na pesquisa de moléculas bioativas e contou com a participação de cerca de 100 inscritos, entre estudantes e pesquisadores.

PORTAL LABIQ

CEPID Redoxoma adquire microscópio único

 

Pesquisadores desenharam canal de detecção para oxigênio singlete (Foto: Cezar Guizzo)

CEPID Redoxoma adquire microscópio único

O equipamento, adquirido pelo CEPID Redoxoma, foi fabricado pela empresa alemã Pico Quant (Foto: Cezar Guizzo)

CEPID Redoxoma adquire microscópio único

Para marcar a inauguração do equipamento, o Prof. Mauricio Baptista organizou um seminário (Foto: Cezar Guizzo)

CEPID Redoxoma adquire microscópio único

O evento contou com a participação de cerca de 100 inscritos, entre estudantes e pesquisadores (Foto: Cezar Guizzo)

 

Auto-play - ligado


Fale Conosco




Todos os campos são obrigatórios.


Enviando...

Fechar formulário