Redoxoma

CEPID Redoxoma

RIDC Redoxoma


“Somos todos Redoxoma”

PorBy Maria Celia Wider
• CEPIDRIDC Redoxoma
12/02/2015
São Paulo, Braszil
English text unavailable
Paolo Di Mascio, Coordenador de Inovação e Transferência de Tecnologia do CEPID Redoxoma, no 1st Meeting with the Advisory Committee

Pela primeira vez, todos os pesquisadores, pós-doutores, estudantes, técnicos e pessoal administrativo do CEPID Redoxoma estiveram reunidos, no 1st Meeting with the Advisory Committee, realizado na semana passada, e puderam ter uma visão geral do projeto e dos resultados científicos obtidos pelos grupos que fazem parte da rede.

“A forte colaboração entre os grupos ficou evidente. Vimos nas palestras dos coordenadores das metas como nossas pesquisas convergem e se integram, como cada contribuição se insere no objetivo global do Centro”, afirmou Ohara Augusto, diretora do CEPID Redoxoma.

Ela também observou que, embora o grupo já realize seminários mensais por videoconferência, o encontro foi importante por possibilitar a interação pessoal entre os integrantes do Redoxoma.

Para o vice-diretor Francisco Laurindo, “o encontro serviu tanto para mostrar a qualidade e a força que o grupo tem quanto para que pesquisadores e estudantes vejam que há caminhos para colaborações e integração, para despertar no grupo a necessidade de um sinergismo ainda maior”. E essa percepção, segundo ele, foi facilitada pela participação dos consultores internacionais.

Além de participarem ativamente dos debates durante o encontro, os cientistas do Comitê Consultivo fizeram, ao final, comentários dirigidos principalmente aos estudantes. Balaraman Kalyanaraman, do Medical College of Wisconsin, EUA, Gary Fiskum, da University of Maryland, EUA, e Rafael Radi, da Universidad de la República, Uruguai, foram unânimes em destacar a importância da interação entre os grupos que fazem parte do Redoxoma.

Os consultores vão elaborar e enviar um relatório com uma análise crítica dos resultados científicos obtidos e com sugestões para melhorar o desempenho geral do grupo. Em reunião informal com o comitê gestor, eles já apontaram alguns desafios e levantaram questões que vão da infraestrutura deficiente, como a carência de biotérios de qualidade internacional, à necessidade de maior número de pós-doutores.

O relatório oficial será amplamente divulgado entre os membros do Redoxoma, e enviado para o diretor científico da FAPESP, o diretor do Instituto de Química, o Pró-Reitor de Pesquisa e o Reitor da USP.

Ciência de impacto

Na abertura do encontro, a professora Ohara Augusto ressaltou o objetivo do programa CEPID de aumentar o impacto da pesquisa brasileira e apontou alguns obstáculos que impedem o avanço da ciência brasileira, como o excesso de burocracia e a falta de uma mentalidade meritocrática na sociedade brasileira.

Ela também discutiu a importância e os desafios de se trabalhar em rede e ressaltou que o CEPID Redoxoma é uma rede multidirecional, na qual cada membro pode manter seus próprios interesses científicos, contribuindo simultaneamente para a missão do Redoxoma.

Em seguida, os coordenadores de cada uma das quatro metas científicas do CEPID Redoxoma apresentaram os resultados obtidos até o momento. A professora Marisa de Medeiros, do IQ-USP, falou sobre “Reatividade de espécies redox e intermediários em ambientes biológicos e consequentes mudanças na estrutura e função das biomoléculas”; o professor Luis Netto, do IB-USP, sobre “Mecanismos de geração e controle de espécies redox e intermediários em sistemas biológicos”; a professora Alicia Kowaltowski, do IQ-USP, sobre “Mecanismos e redes envolvidos em processos de sinalização redox relevantes para a doença humana”; e professor Francisco Laurindo, do InCor/FMUSP, sobre “Aplicações terapêuticas e diagnósticas de processos redox”.

No segundo dia, a professora Carmen Fernandez, do IQ-USP, apresentou o plano de ação do CEPID Redoxoma para “Educação e Difusão Científica”, bem como as atividades realizadas e em andamento; e o professor Paolo Di Mascio, do IQ-USP, falou sobre as atividades do centro em “Inovação e Transferência de Tecnologia”.

Assista aqui às conferências e aos debates do 1st Meeting with the Advisory Committee – CEPID Redoxoma, realizado nos dia 05 e 06 de fevereiro, no Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na Universidade de São Paulo (USP).