CEPID

Atividades

Divulgação

Serviços

Quatro pesquisadores do Redoxoma entre os cientistas mais influentes do mundo

Autores: Maria Célia Wider

17 nov, 2020
 

Ohara Augusto (Foto: Cecília Bastos Ribeiro/Jornal USP)


Ohara Augusto (Foto: Cecília Bastos Ribeiro/Jornal USP)

Alicia Kowaltowski (Foto: Nexo Jornal)


Alicia Kowaltowski (Foto: Nexo Jornal)

Maurício S. Baptista (Foto: Wiley Online Library)


Maurício S. Baptista (Foto: Wiley Online Library)

Paolo Di Mascio (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)


Paolo Di Mascio (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

Os pesquisadores Ohara Augusto, Alicia Kowaltowski, Mauricio S. Baptista e Paolo Di Mascio, do Instituto de Química da USP e do CEPID Redoxoma, estão entre os cientistas mais reconhecidos no ambiente científico mundial, de acordo com um estudo que analisa o ranking mundial de cientistas a partir da base de dados Scopus, publicado em outubro na revista Plos Biology.

O estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade de Stanford liderados por John Ioannidis e fornece um banco de dados dos 100 mil cientistas mais influentes de acordo com um índice composto, além dos 2% mais influentes em seus campos científicos. Os dados estão separados em dois rankings um com impacto dos pesquisadores ao longo da carreira até o fim de 2019 e outro com impacto em um único ano (2019). Ohara está no primeiro ranking, Maurício e Paolo no segundo e Alicia em ambos.

O banco de dados fornece informações padronizadas sobre citações, índice h, índice hm ajustado de coautoria, citações de artigos em diferentes posições de autoria e um indicador composto. São fornecidas métricas com e sem autocitações. Os cientistas são classificados em 22 campos científicos e 176 subcampos e os percentis específicos de campo e subcampo também são fornecidos.

A partir dos dados publicados, o ecólogo Kleber Del Claro, professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), listou os 600 cientistas de instituições brasileiras elencados entre os melhores ao longo da carreira e publicou no site de divulgação científica A Ciência que nós fazermos, que ele dirige. Veja a lista aqui.

O artigo Updated science-wide author databases of standardized citation indicators pode ser acessado aqui


Fale Conosco




Todos os campos são obrigatórios.


Enviando...

Fechar formulário