CEPID

Atividades

Divulgação

Serviços

Aos 70 anos, professora Ana Maria da Costa Ferreira é homenageada por sua dedicação ao ensino e à pesquisa

Autores: Maria Célia Wider

14 nov, 2019

Ana Maria da Costa FerreiraEm cerimônia realizada na última segunda-feira, colegas do Instituto de Química da USP (IQ-USP) prestaram homenagem à professora Ana Maria da Costa Ferreira, que completa 70 anos. Professores, funcionários, alunos e ex-alunos lotaram o anfiteatro Paschoal Senise.

Com relatos bem humorados e muitas lembranças de décadas de convivência, os professores Vera Regina L. Constantino, Breno P. Espósito, Henrique E. Toma e Ohara Augusto destacaram a atuação da professora na pesquisa e no ensino de Química, na formação de pessoal, na gestão de projetos e na internacionalização da USP. As professoras Marcia L.A Temperini e Antonia Tavares do Amaral fizeram relatos pessoais e falaram sobre a capacidade de fazer e manter amizades ao longo da vida que caracteriza Ana Maria. Ela também foi homenageada pelo professor Josef W. Baader, chefe do Departamento de Química Fundamental, por seus ex-alunos, representados por Wendel A. Alves, por seus estudantes, representados pelo doutorando Rodrigo Boni Fazzi, e pelos funcionários Maria Aparecida P. Lopes e Ricardo Alexandre A. de Couto

Na rede Redoxoma, da qual a Ana Maria faz parte desde 2006, a professora Ohara Augusto apontou a importância do desenvolvimento de um reator redox para tratamento de efluentes industriais, que está em uso em uma empresa petroquímica de rerrefino de óleos lubrificantes. Ana Maria também trabalha no desenvolvimento de novos metalofármacos com atividade antitumoral ou antiparasitária. Tanto o reator quanto os complexos metálicos foram patenteados pela pesquisadora.

Em sua carreira, Ana Maria tem sido atuante em sociedades científicas, como a Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e a International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC), e no Conselho Regional de Química IV Região (CRQ-IV), do qual é conselheira. Ela é coautora do livro Nomenclatura básica de química inorgânica: adaptação simplificada, atualizada e comentada das regras da IUPAC para a língua portuguesa, juntamente com Henrique E. Toma, Ana Maria G. Massabni e Antonio Carlos Massabni.

Ana Maria se graduou em Química em 1971, pelo IQ-USP, onde também realizou o doutorado em Físico-Química, em 1976, sob orientação de Pawel Krumholz e de José Manuel Riveros. Realizou pós-doutorado na Universidade Tor Vergata de Roma, na Itália, em Química Biológica, e na State University of New York em Albany, USA, com foco em Espectroscopia EPR. É professora titular do Departamento de Química Fundamental do IQ-USP desde 2002.

Ana Maria da Costa Ferreira é homenageada


Ana Maria da Costa Ferreira é homenageada. Foto: Raphael Enoque F. de Paiva

Fale Conosco




Todos os campos são obrigatórios.


Enviando...

Fechar formulário