CEPID

Events

Publications

Sobre o CEPID Redoxoma

CEPID Redoxoma

See in English

O Centro de Processos Redox em Biomedicina (CEPID Redoxoma) é uma rede multidisciplinar de pesquisadores focados em uma abordagem concertada para investigar processos redox. Estes processos envolvem reações de transferência de elétrons através de radicais livres ou intermediários não radicalares, e tem um potencial único para elucidar vias bioquímicas subjacentes à (pato)fisiologia de células e órgãos, bem como para revelar os mecanismos de doença e alvos terapêuticos. Este enorme potencial ainda não foi realizado, principalmente devido ao insuficiente conhecimento dos mecanismos moleculares desses processos. O Centro Redoxoma abordará questões relevantes para superar tais limitações e permitir a elaboração de estratégias antioxidantes eficazes e de biomarcadores relevantes. Especificamente, vamos investigar: 1) Geração e controle de oxidantes e radicais em sistemas biológicos; 2) Reatividade química de oxidantes e radicais em ambientes biológicos e consequentes alterações na estrutura e função de biomoléculas; 3) Os mecanismos e redes envolvidos nos processos de sinalização redox relevantes para doenças; 4 ) Aplicações diagnósticas e terapêuticas de processos redox. Tais investigações constituem um conjunto coerente de estudos interligados objetivando preencher lacunas conceituais da área e promover avanços tecnológicos e educacionais.

A abrangência dos processos redox abre muitas possibilidades de aplicações tecnológicas. Diversos setores industriais públicos e privados podem ser beneficiados com as novas tecnologias desenvolvidas pelo Centro Redoxoma, variando entre aqueles em que o Brasil já adquiriu liderança internacional (cuidados pessoais, perfumes, cosméticos, bioenergia) e aqueles incipientes, ainda não competitivos nos mercados nacional e internacional (farmacêuticos, dispositivos médicos, diagnósticos, cuidados ambientais). O principal objetivo é inovar nesses setores industriais. A implementação de um laboratório (Plataforma de Análise Redox - RAP), que será aberto para uso por pesquisadores básicos e clínicos, fornecerá ferramentas analíticas no estado da arte para a avaliação de processos redox. Marcadores de estado redox poderão facilitar a detecção precoce de fatores de risco para uma série de doenças, permitindo o desenho de intervenções adequadas e maximizando as chances de sucesso terapêutico.

Em termos de educação e difusão do conhecimento, o centro Redoxoma terá como alvo estudantes de todos os níveis (ensino fundamental, ensino médio, graduação, pós-graduação), professores e público em geral. As ações estão estruturadas em torno de quatro eixos principais: 1 ) Cursos: desenvolvimento de cursos para pós-graduação e graduação e para professores em educação continuada; 2 ) Recursos didáticos : desenvolvimento de materiais curriculares para complementar as aulas de ciências e de atividades experimentais em um site; 3) Divulgação científica: uma exposição permanente em um museu de ciência e o desenvolvimento de um website; e 4) Projetos educacionais : iniciação à investigação científica em nível colegial supervisionada por professores. Além disso, este plano e as ações dele derivadas serão usados ​​como material para pesquisa acadêmica em Educação em Ciências.


Fale Conosco




Todos os campos são obrigatórios.


Enviando...

Fechar formulário