Francisco Laurindo é nomeado Fellow da SfRBM

17/09/2021

Francisco Laurindo foi nomeado Fellow da Society for Redox Biology and Medicine (F-SfRBM) em 2021, junto com Matthew Grisham, da Texas Tech University, e Albert van der Vliet, da University of Vermont. O título é conferido anualmente a membros da Sociedade que fizeram contribuições excepcionais ao campo da química dos radicais livres, biologia redox e antioxidantes.

Francisco Laurindo“Em primeiro lugar, ser nomeado Fellow da SfRBM é um reconhecimento muito significativo pelos pares cientistas, como o culminar de um envolvimento duradouro com a principal sociedade científica na área de processos redox em biomedicina. Além disso, esta nomeação representa um reconhecimento a todos os pesquisadores de nossa rede Redoxoma, que merecem compartilhar esta conquista. E estou muito satisfeito em compartilhar esta honra com todos os alunos e pós-docs, do passado e do presente, que são a principal razão e a força subjacente de tudo o que fazemos em nossa carreira científica”, afirmou o cientista.

Laurindo dirige o Laboratório de Biologia Vascular no Instituto do Coração da FMUSP, é vice-diretor do CEPID Redoxoma e um dos vice-presidentes da SfRBM, Sociedade que presidirá no biênio 2022-2023. Ele é livre-docente em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da USP, onde fez a graduação e o doutorado. Tem pós-doutorado na Uniformed Services University of the Health Sciences, nos Estados Unidos. É membro da diretoria da Academia Brasileira de Ciências e coordenador adjunto da área de Ciências da Vida da FAPESP.

Os critérios para a escolha de Fellow, realizada pelo Senior Award Committee, incluem publicação consistente no campo relacionado à pesquisa em biologia de radicais livres e redox e reconhecida contribuição para pesquisa nesses campos. Também são avaliadas atividades relacionadas à Sociedade, como liderança, participação em comitês e em corpo editorial de periódicos. Além de Laurindo, as pesquisadoras do CEPID Redoxoma Ohara Augusto e Alicia Kowaltowski são Fellows da SfRBM.